Subsistit in

Subsistit in é uma célebre expressão latina usada no 8º parágrafo da Lumen Gentium, que é um documento muito importante do Concílio Vaticano II (1962-1965) e que trata sobre a Igreja:

Esta expressão latina e o seu significado são muito importantes porque afectam a própria definição de Igreja, a relação basilar entre a Igreja Católica e a Igreja de Cristo e a relação entre a Igreja Católica e as outras denominações cristãs.

  1. CONCÍLIO VATICANO II (1964). «Lumen Gentium» (n. 8). Santa Sé. Consultado em 4 de novembro de 2010 
    Nota: de maneira inexplicável, na versão em português da Lumen Gentium publicada na web do Vaticano não usa a expressão subsiste na (tradução de subsistit in), obtando por utilizar o verbo ser: "a única Igreja de Cristo [...] é na Igreja católica [...] que se encontra". Porém, na língua oficial do Vaticano, que é o latim, conserva-se subsistit in. Nas outras línguas se traduz de acordo ao latim. No espanhol (subsiste en), inglês (subsists in), italiano (sussiste nella), alemão (verwirklicht in der katholischen Kirche), francês (c’est dans l’Église catholique qu’elle subsiste).
  2. IGREJA CATÓLICA (2000). Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. Coimbra: Gráfica de Coimbra. pp. N. 162. ISBN 972-603-349-7 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search